O eng. Leonel Bungala vence a primeira edição do prémio do melhor Investigador do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique do Centro Zonal Centro.
Trata-se de um concurso que envolveu os investigadores seniores em representação a cinco unidades de investigação que compreendem o centro zonal centro nas províncias de Manica, Tete, Zambézia e Sofala e que desta feita, a última não se fez representar. Sussudenga e Mandonge em Manica, Mirrua e CLiPA na Zambézia e Estação Zootécnica de Angónia em Tete foram as unidades concorrentes.
Entrevistado pelo IIAM, Leonel Bungala afirmou que o prémio representa um desafio porque o Pais e a Região estão a enfrentar mudanças climáticas que remetem aos investigadores trabalhar no desenvolvimento e disseminação de tecnologias para fazer face a situação.
Por seu turno, Agostinho Robate dos Serviços Províncias de Actividades Económicas exorta aos investigadores a continuarem a trabalhar na busca de soluções para os agricultores.
Finalmente Alcídeo Vilanculos do IIAM-CZC que enaltece o contributo dos investigadores, pediu para que os mesmos, tragam mais publicações para desenvolver a actividade agrária em Moçambique.Para além de um cheque e um Tablet, o vencedor recebeu um certificado de participação. São no total, 50 Investigadores agrários no Cento Zonal Centro que trabalham no melhoramento e libertação de sementes e espécies.( por: Samuel Magamba)